foto vinhas

As Vinhas

Os vinhedos da Casa de Saima estão distribuídos por pequenas parcelas de terreno situadas nos melhores “terroir” da região, em solo excepcionalmente rico que nutre e cultiva antigas e novas paisagens de tirar o fôlego.

Aqui coexistem as vinhas velhas velhas, plantadas de modo irregular, com as vinhas mais modernas de compasso largo e ordenado.

Os encepamentos baseiam-se nas castas tradicionais da região, nomeadamente a Baga, para os vinhos tintos, e a Maria Gomes, Bical e Cerceal, para os vinhos brancos e espumantes. Existem igualmente pequenas parcelas com as variedades tintas Touriga Nacional, Merlot e Pinot Noir, bem como a branca Chardonnay, permitindo a criação de vinhos únicos, personalizados e distintos.

A vinha está integrada num sistema de protecção integrada, amigo do ambiente, onde a aplicação de produtos químicos é mínima e severamente controlada.

O cuidado e atenção com as nossas uvas estendem-se durante as vindimas, realizadas de forma manual, ao transporte cuidado das uvas em pequenas caixas, de modo a preservar a qualidade do fruto até à nossa adega, onde se completa um percurso ecológico e amigo do ambiente.